A aventura da maternidade

Babyshower ou, em bom português, Chá do Bebé!!!

É uma americanice que nós adotámos, mas à qual eu acho piada. Traduzindo à letra, seria algo como “banho do bebé”, isto porque, originalmente, estes eventos servem para dar à criança os produtos necessários para a sua higiene, como fraldas, toalhitas, gel de banho, cremes, estojo de higiene, termómetro de banho, quiçá a banheira, e por aí.

Concretizando, um Babyshower é um grupo de mulheres (sim, só mulheres, mas já lá vamos a esta questão), amigas e familiares da mamã, que se reúne para presentear a mamã e a criança, ali por volta dos sete meses de gestação, oferecendo-lhes o necessário para o bebé, aproveitando para conviver, sendo este momento abrilhantado com um bolo – bolo de fraldas –, que é, nem mais nem menos, que um bolo feito de fraldas (ou seja, não é comestível!!!!).

À boa moda portuguesa, adotámos esta americanice e demos-lhe o nosso toque. Como assim? Convívio de Portugueses tem de ter, ora lá está, COMIDA. Assim sendo, nós decidimos chamar-lhe Chá do Bebé. Existe o convívio entre mulheres amigas e familiares, existe a oferta de presentes, existe o bolo de fraldas e, como não podia deixar de ser, existe comida e bebida. 🙂

12111996_1043582215672584_7855852342238672016_n

Há ainda quem tenha a sorte, como eu, de ter uma cunhada talentosíssima e ganhe uma mesa de doces divinalmente decorada, como a que vêm aqui em baixo!

12122482_1043581312339341_1617438023954405785_n

Há quem opte por surpreender a mamã, fazendo o Chá do Bebé sem ela saber; há também mamãs que optam por serem elas a organizar esta festinha. Já vi de tudo! Confesso que, num dos meus grupo de amigas, estas festas continuam a ser “surpresa”, e coloco entre aspas porque, como já começam a haver algumas mamãs, e alguns babyshowers já, é inevitável que a grávida já espere ansiosamente (e em segredo) que as amigas lhe façam um babyshower “surpresa”.

Efetivamente, quando engravidei, esperava que as minhas amigas me organizassem um Chá do Bebé, mas depois com as intercorrências que tive, acabei por ir perdendo essa ideia, de tal modo que, no dia do famoso evento, eu não suspeitava mesmo de nada e, estava tão indisposta nesse dia, que acabei por sair de casa vestida às três pancadas e apareci assim na primeira festinha da minha filha – vergonhoso, eu sei!!!

No Babyshower – ou Chá do Bebé – há quem opte for fazer umas brincadeiras engraçadas como, por exemplo, um quizz sobre questões relacionadas com os cuidados ao recém-nascido, barriguinhas de gesso, pintura da barriga, é só puxar pela imaginação.

E porquê “Só mulheres”? A verdade é que podem convidar homens, cada uma sabe da festa que organiza. A ideia original de um Babyshower é sem homens, só por uma questão de as mulheres se sentirem mais à vontade, por exemplo, se for fazer uma barriguinha de gesso ou uma pintura na barriga, ou porque as mulheres são mais propensas a este tipo de festinhas com lacinhas, balõezinhos, fatinhos, fraldinhas e mais inhos que se possam lembrar. A abrir exeção, acho que essa deve ser para o pai da criança, que não deveria ser privado de um momento dedicado ao seu rebento.

Por último, há a questão de quem e como convidar? Convidam-se, normalmente, as avós, as tias, as amigas da mãe e algumas colegas de trabalho mais chegadas. Há quem opte por fazer convites, por convidar pessoalmente, por mensagem de texto ou, nesta era das redes sociais, cria-se um grupo ou um evento no Facebook, adicionando lá as pessoas e combinando-se tudo através de lá. Aproveita-se o grupo de Facebook para, à posteriori, partilhar as fotos da festa. Não se esqueçam é de o definir como secreto, no caso do Chá do Bebé ser surpresa, não vá a mamã procurar e achar.

E o mais importante é que todos se divirtam, ofereçam prendas úteis para o bebé e acarinhem os pais, para que eles se sintam apoiados nesta nova fase da sua vida!

 

 

 

11 Comments

  1. Joana

    Ora minha amiga, realmente acho que eu fui sem dúvida a mais surpreendida! Fui a primeira a ter esta festa! Mais uma vez digo é reforço, ADOREI a surpresa! Foi tão lindo tudo! Não estava mesmo a contar! 😍😍😍😍😘😘😘😘 beijinhos para vocês

    Reply
  2. Concordo, o bolo das fraldas nao pode mesmo falhar 🙂
    Tambem estou gravida mas ainda nao decidimos ca em casa se faco ou nao um baby shower… caso faco vai ser mesmo para dois casais de amigos 🙂 e vai ser uma coisa mesmo muito minima 🙂
    Gostei mesmo muito da vossa 🙂
    Bjinhosss

    Reply
  3. Ana

    Também foste muito bem surpreendida minha amiga!!!!! Fizeste-nos sofrer que chegue….. 😝😝😝 mas foi tão bom ver a tua cara 😍😍 valeu cada hora de espera 😂😂

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *