Escolhas para o bebé, Saúde

Como limpar o nariz do bebé?

Mãe doente, filha congestionada!

Acabei por passar qualquer coisa à pequenita e o narizinho dela acaba por congestionar, principalmente de noite. Creio ser só mesmo o narizito, porque continua a chorar em plenos pulmões quando lhe apetece e anda muito sorridente, como é seu costume.

E se a princesa está congestionada, é mesmo importante fazer-lhe a limpeza do nariz, já que os bebés, mais ao menos até aos 6 meses, devido à estrutura das vias respiratórias, respiram exclusivamente pelo nariz.

E assim me lembrei de partilhar convosco como deve ser feita a limpeza nasal.

O primeiro passo é limpar abundantemente com soro fisiológico. Podem optar por ter frasquinhos maiores de soro em casa, e fazem a limpeza do nariz ejetando o soro nas narinas com a ajuda de uma seringa – eu faço assim porque me sinto à vontade, já que o fiz vezes sem conta quando trabalhei na Pediatria. Uso seringas de 2 ml ou de 5ml, consoante o tamanho do bebé. Outra opção são os frasquinhos pequeninos – de 5 ml, penso eu – de soro fisiológico, que até têm o formato afunilado para ser mais fácil aplicar nas narinhas, ou ainda, aqueles frasquinhos de spray de água do mar, que acabam por ser de mais fácil utilização para quem não se sente tão à vontade para fazer este tipo de coisas;

E aqui se coloca logo uma questão importante, que é a posição em que o bebé está quando se instila o soro fisiológico no narizito. Nos bebés, existe uma estrutura do ouvido – a trompa de Eustáquio – que está numa posição mais horizontal do que nos adultos. Isto faz com que seja mais difícil a drenagem das secreções do ouvido, fazendo com que que se acumulem mais facilmente, e é por isto que os bebés desenvolvem otites com mais frequência do que os adultos. Assim, para se evitar que isto aconteça, quando se instila soro fisiológico no nariz do bebé, deve-se deitá-lo de barriga para cima, com a cabeça virada para o lado contrário da narina onde vai ser colocado o soro, ou seja, se vou pôr soro na narina direita, devo virar a cabeça do bebé para a esquerda.

Depois da instilação de soro fisiológico, frequentemente o bebé tosse e espirra, acabando por ajudar à higiene do narizito mas, se ainda assim, isto não for suficiente, eu uso o aspirador nasal de boca, em que sou eu, sugando no bucal do aspirador, que faço o vácuo, aspirando as secreções. Eu sei, eu sei, isto faz alguma confusão, porque até parece que estamos a sugar as secreções para a nossa boca, mas não se preocupem que isto não acontece, porque o aspirador tem filtros que impedem isso. productBabyImg8

Eu uso este aspirador nasal, da Rhinomer, que eu gosto muito, porque é fácil de usar e de limpar. É só colocar uma recarga, introduzir suavemente na narina do bebé, colocar o bucal na nossa boca e aspirar, sugando.

Faço isto e espero cerca de 15 minutinhos, para avaliar se foi eficaz. Se, ainda assim, o bebé continuar congestionado, repito esta manobra perigosa. Perigosa sim, porque este momento é sempre uma luta, porque é claro que o bebé não gosta que lhe enfiem soro no nariz, e que se ponham a sugar-lhe as entranhas a seguir, e há sempre uma sessão de choro, espernear e abanar de cabeça, Ora “quem não se sente, não é filho de boa gente“, não é verdade?

Para lavar o aspirador, coloco-o debaixo da torneira com água bem quente a correr, e depois deixo-o a secar em cima de papel absorvente de cozinha. As recargas vão para o lixo quando já têm muitas secreções.

É muito útil este aspirador nasal, e baratinho, pelo que também o insiro nas minhas Escolhas para o bebé.

Espero que seja útil este artigo.

 

 

4 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *