Alimentação infantil

Insisto nas papas caseiras!

Não raramente, quando digo que sou eu que faço as papas para a minha filha, desencorajam-me dizendo que isso vai mudar quando ela for para o colégio, porque no colégio não vão colaborar e ela vai querer comer igual aos outros, blá, blá, blá, pardais ao ninho.

Fico triste quando as pessoas me dizem isto, respondo-lhes que não há-de ser muito diferente de agora, porque já levo as papinhas prontas para a avó.

13731582_1246150472062478_3945505794537402225_n13549144_1112410508798077_709368058_o

 

 

 

 

 

 

 

Então como tenho feito?

Como já disse aqui no blogue, normalmente faço papas à noite para os dois dias seguintes, guardo no frigorífico depois de arrefecerem e tiro de lá na manhã do dia em que a vai comer. Assim vai ficando à temperatura ambiente. Isto porque é Verão agora, mas acredito que no Inverno possa deixar fora do frigorífico.

Se a fruta for ao lume – tipo as pêras e maçãs – cozinho já com os cereais, guardo no frasquinho de vidro e, na altura de comer, é só juntar água a ferver aos pouquinhos e ir mexendo, até adquirir a consistência pretendida. Estando em casa até gosto de fazer isto num tachinho e aquecer um bocadinho, porque a minha princesa gosta da comidinha quente, mas se estiver na rua, com a água do térmico, a coisa resolve-se.

Se a fruta for banana basta levar a banana e um garfo. Na altura esmaga-se a banana e junta-se aos cereais, mais a água fervida (ou leite materno ou adaptado).

Se, por exemplo, quiser juntar pêssego, papaia, manga, mamão, meloa (etc), à noite enquanto estou a preparar a papa, trituro com a varinha mágica a fruta que quero usar e guardo noutro frasco de vidro. Na hora de comer é só juntar a fruta, a papa de cereais e a água a ferver(ou leite materno ou adaptado).

Em último caso posso levar a papa já feita, quente, neste térmico de comida, e tenho a certeza que vai estar ótima na hora de comer.

Acredito que tem é de haver vontade de manter este hábito e ser persistente!

A minha princesa vai para o colégio em Setembro, já falei com quem de direito a este respeito e tentaremos conciliar da melhor maneira. Em alternativa, existem as papas biológicas da Holle, que são uma ótima opção.

Para verem algumas papinhas que já publiquei, aceder aos seguintes links:

Primeira papa caseira

Papa de três cereais e duas frutas

Papa de aveia, alfarroba e banana

Papa caseira de Verão

Papa caseira de Verão #2

Papa caseira de aveia, trigo, banana e laranja

 Papa caseira de quinoa, sêmola de milho e banana

Papa de aveia, sêmola de milho e laranja

Papa caseira de aveia, sêmola de milho e pêra

Papa caseira de sêmola de milho, gérmen de trigo e maçã

Papa caseira de duas frutas e dois cereais

Papa caseira de millet e maçã (a partir dos 4 meses)

Papa caseira de trigo e banana

Leave a Comment